terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Grécia em manifesto

Após o assassinato de Alexis Grigoropulos, o estudante de 15 anos morto por um policial em Atenas, os manifestos tem tomado força.
Três emissoras de rádio foram invadidas por jovens pedindo para a população ir às ruas. Além das rádios, uma emissora estatal de televisão foi interrompida.
"Eles vieram pacificamente. Não foi usada força e eles pediram para protestar no ar sobre a morte do jovem", disse um policial, que não quis se identificar.

Apesar desta atitute não-violenta, policiais foram agredidos e carros danificados nas ruas.

A razão está com eles, resta saber se vão se manter com ela.

ai fica a dúvida

Autoridades iraquianas afirmaram que o jornalista será processado de acordo com a lei iraquiana, mas ainda não estão claras as acusações que ele deverá sofrer. Provavelmente ainda não havia sido criada nenhuma cláusula atribuindo a pena para "Atiradores de sapatos em direção a presidentes ou pessoas não carismáticas".

O ato é considerado um insulto moralmente gravíssimo. Lendo sobre o assunto, descobri que é comum dizer "vou te bater....com um sapato" quando um iraquiano está realmente zangado. Mas, aparentemente, é bem raro o ato se concretizar.

Bom, no lugar do Bush eu preferia que me atirassem um sapato que me mandassem tomar naquele lugar.

Muntadar al-Zaidi, e o sapato mais famoso do momento.

Com toda repercursão do caso do lança-sapatos: Muntadar al-Zaidi, foram lançados jogos para acertar a cara do presidente americano mais querido de todos os tempos. Obviamente não ia ficar barato para o repórter citado ontem aqui no blog.. Ontem mesmo ele foi preso, e segundo seu irmão, ele apanhou e teve além da mão, algumas costelas quebradas.
Multidões vão às ruas do Iraque pedindo sua libertação.
Nenhum advogado conseguiu ter acesso a al-Zaidi desde sua detenção.